sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fechando com chave de ouro

Agra - Taj Mahal

Depois de inúmeras tentativas frustradas de chegar ao Taj Mahal, seja pelos compromissos ou pela falta de sorte, consegui visitar o famoso monumento que é também conhecido como o símbolo do amor: o Taj Mahal.

Chegar ali não foi fácil. Logo no começo do dia, quando estava a caminho, alguns imprevistos começaram a me fazer desistir de tentar ir até lá, mas, decidido, assumi os riscos e fui sem pensar muito.

Situado na cidade de Agra a, aproximadamente, 200 km de Nova Déli, o Taj Mahal é um mausoléu criado por um imperador em memória a sua falecida esposa após lhe ter dado 14 filhos. Foram trazidos mais de 20 mil homens de todos os lugares do mundo para iniciar uma das obras mais simétricas que existe. Relatos dizem que esses mesmos operários tiveram suas mãos cortadas pelo imperador afim de não ter sua obra copiada. Pedras preciosas, fios de ouro e passagens do Corão compõem a beleza dessa obra toda feita em mármore branco.

A beleza do lugar é estonteante e, mesmo cansado, não conseguia parar de andar e fotografar aquilo de tudo quanto é lugar.

Desta vez, vou escrever pouco e deixar que as imagens falem por si mesmas.






Mathura - A Casa de Krishna

Tão (ou mais) especial que ter conhecido o Taj Mahal, foi ter a sorte de ter incluído mais uma cidade no meu roteiro de viagem; a cidade sagrada de Mathura.



A apenas 50 km de Agra, é uma cidade recheada de templos. É conhecida, principalmente, por ter sido ali onde Krishna nasceu e, é claro, que eu não iria perder a oportunidade de conhecer.


Assim que entrei na cidade encontrei um lugar meio deserto, onde os poucos pedestres que circulavam eram, em sua maioria, espécies de "andarilhos" que vivem em busca da iluminação, algo comum na Índia.



Alguns guias se aproximaram de mim logo que me viram. Não tenho paciência para eles, mas iria precisar de um, pelo menos, para me levar até a casa onde Krishna nasceu rapidamente. Eu quase não tinha tempo, estava tudo meio cronometrado.



De acordo com a tradição hindu, Krishna é a oitava encarnação de Vixnu (responsável pela manutenção do universo). É considerado um ser supremo e sua devoção vem aumentando pelo mundo com o movimento Rare Krishna, a partir do momento que as escrituras védicas foram sendo traduzidas para o inglês.

A casa onde nasceu é mantida através de doações e, dependendo da grana que vc desembolsa, é possível deixar seu nome e de familiares escrito nas paredes para reza.

(obs: atrás dessas cortinas se encontram imagens de Krishna, mas não podem ser fotografadas)

Acho que nem preciso dizer o quão feliz me sinto por toda essa experiência, né?!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom q vc tenha conseguido esse privilégio. São recordações q se manterão vivas em tua mente e coração para sempre. Papis

aline disse...

Éhh...as fotos falam por si só!


Beijos

michelle lima disse...

Oee,garoto de sorte.

michelle lima disse...

ho lindo,esse lugar naun e o mesmo sem vc,definitivamente,sinto demais sua falta.