terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Índia, a novela global e o filme de ouro

A Índia é mesmo uma fonte de inspiração para muitos. A prova disso é a enxurrada de notícias que o país tem sido ao redor do mundo.

Para resumir, quero apenas abordar como diferentes países têm explorado a Índia e algumas de suas inúmeras faces; o Brasil, através da Rede Globo, a selecionou como assunto para a sua novela no horário de maior audiência, enquanto que renomados escritores e diretores ingleses escolheram o país para retratá-lo em um filme, Slumdog Millionaire.

Estamos falando de um mesmo lugar exposto de maneiras opostas, por visões e interesses diferentes. Enquanto a autora brasileira, Glória Perez, aproveita o polêmico assunto do casamento proibido entre duas pessoas de origens diferentes para alavancar sua audiência, o diretor inglês Danny Boyle se aprofunda no submundo indiano para retratar a vida de um favelado que se torna milionário ao ganhar um jogo de perguntas num programa televisivo.

Vou tentar ser o menos injusto possível com a novela. Assumo que assisti apenas alguns poucos capítulos do folhetim no início e achei super interessante como a história do Rio Ganges, a formação do sistema de castas e outras coisas foi abordada no ar. Mas depois enjoei ao perceber que iriam ficar "batendo na mesma tecla" do casamento proibido entre um "dalit" (um "intocável", um sem casta) e uma "brâmane" (pertencente a mais alta casta) - além de o casal principal ser um verdadeiro "chute no saco", na minha opinião (hehehe).



Ah, eu considero a Índia um país tão cheio de diversidades que não seria tão difícil abordar temas capazes de prender os telespectadores em frente à televisão. Agora, insistir num assunto que nem condiz tanto com a realidade daqui considero apelativo. Falo isso porque sempre que converso com os indianos mais próximos de mim ou outros que conheço ocasionalmente tiro dúvidas a fim de quitar minhas inúmeras curiosidades daqui e uma delas sempre foi o casamento. A grande maioria diz que isso é passado, que hoje as coisas vêm sofrendo uma transformação radical nesse aspecto e que, sim, eles/as podem escolher seus/suas namoradas/os e noivas/os como bem quiserem. Somente as famílias mais tradicionais mantêm esse tipo de atitude ainda. Oras, sem falar que a novela é baseada em histórias de famílias indianas ricas, o que também não considero muito a realidade daqui. A miséria/pobreza está em todos os lados; a riqueza que é excessão, incomum.

Enquanto isso, a direção de Danny Boyle (de Trainspotting) mergulha nesse lado sub humano da Índia, mostrando como dois irmãos "dalit" dão um jeito na vida após perderam seus pais numa briga entre hindus e muçulmanos numa das maiores favelas do mundo. Sempre juntos, mas com personalidades opostas, cada um segue um caminho diferente num filme que lembra muito o sucesso brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles. Particularmente, acho um filme que aborda a miséria indiana muito mais condizente com a sua realidade que um folhetim que mostra a vida de indianos rico-milionários.



Enfim, a novela global tem tudo para ser um sucesso, principalmente, por pertencer à emissora de maior audiência brasileira, podendo bombardear seus telespectadores com o assunto "Índia" em toda sua grade de programas, induzindo-os a apreciar o folhetim. Já o filme, tido como "azarão" em muitos festivais internacionais de cinema, com atores feios e desconhecidos do público mundial, abocanha prêmios e mais prêmios, incluindo quatro Globos de Ouro e concorrendo a mais nove estatuetas pelo Oscar. Agora, cabe a cada um fazer sua escolha a respeito da Índia que melhor lhe agrade ou conheça. Eu já fiz a minha!

5 comentários:

Anônimo disse...

concordando em genero, numero e grau... o filme é excelente e tem tudo pra ser o azarão na noite do oscar... belo texto... dura realidade... grande abraço!

Anônimo disse...

Lindo filho....Eu bem te conheco..Sucesso sempre pra voce,,,Beijos,,,,Mamis

Let's Xotan disse...

Muito boa a postagem hein. Bem redigida, numa linguagem fácil de ser compreendida e objetiva.

Fernanda disse...

Parabéns, você escreve muito bem, gostei muito da postagem! E pode ter certeza que vc não foi nada injusto com a novela, que é praticamente "O clone II" (rs), mesma historinha, não da nem vontade de assistir. Quero muito ver o filme mas ta difícil de achar...
Sou amiga da Sarah e do Mario. Sarinha me passou seu blog, tenho acompanhado e gostado muito, parabéns mesmo.
O meu ainda ta no começinho, to desenvolvendo umas ideias, mas to sem tempo e sem inspiração, ai fica difícil, rs... mas aos poucos eu vou conseguindo algumas coisas...
Bom, espero uma nova postagem sua,
Fernanda

Anônimo disse...

http://br.noticias.yahoo.com/s/26022009/25/entretenimento-indianos-caminho-atrasada-no.html


bjs